sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Espaço aéreo fechado...

Já não escrevo há coisa de 9 meses e só volto a escrever por uma única razão:

Ao viver nos Açores durante o último ano, algumas perguntas surgiram e eu fui à procura de respostas. Aquela dúvida que mais me indigna (e a mais de metade dos Portugueses) é: porque é que as passagens aéreas para os Açores são tão ridiculamente caras? Passo a explicar.

Existe uma clausula na Lei Regional que diz o seguinte "c) Existência nos Açores de um único conjunto de rotas a que todas as transportadoras aéreas se têm de candidatar, de forma a não criar discriminações entre açorianos dentro do próprio arquipélago". Traduzindo por miúdos: É obrigatório que todas as companhias aéreas que queiram viajar para os açores, façam a ligação a todas as ilhas, o que para as outras companhias aéreas é totalmente impensável devido aos gastos desnecessários que iriam ter. Então uma transportadora não pode fornecer um vôo de baixo preço (e de verdadeiro baixo preço) para a ilha de S. Miguel, deixar os turistas em Ponta Delgada e estes então fazerem-se à vida e ir visitar as outras ilhas?
Pelos vistos não...

A Sata, se pensasse um bocadinho, até podia beneficiar destes vôos, levando os turistas às outras ilhas, ocupando todos os lugares dos aviões como deve ser, que diariamente viajam para todas as ilhas.
Mas aparentemente querem continuar com o monopólio do espaço aéreo Açoriano, fazendo time-shares com a TAP...
Volto a recordar que ainda estamos em Portugal e que *se calhar* é no mínimo ridículo fazer-se pagar 300€ aos próprios residentes nos Açores para irem a Lisboa por 4 dias.

Eu recuso-me...

Sem comentários: